quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

IMS participa de atividade à distância no FSM 201


Como parte da programação Dacar Expandida, do Fórum Social Mundial 2011, o Instituto Marista de Solidariedade (IMS), junto com a Cáritas Brasileira e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), promoveram a atividade “Diálogos com o Brasil”, na tarde desta quarta-feira (09/02), 14h no Brasil e 16h em Dacar, no Senegal.

Foi um momento de troca de experiência entre os dois países. De Dacar, três estudantes universitários ouviram sobre a Economia Solidária no Brasil. O integrante do empreendimento econômico solidário Cooperativa de Trabalho e Produção das Pessoas Unidas de São Sebastião (Cooperunião), do Distrito Federal, falou sobre como funciona sua cooperativa, hoje com 35 sócios. A Cooperunião foi fundada em 2000 e trabalha desde então em três segmentos: na culinária, com produção de refeições e alimentos naturais; no artesanato, com produtos fabricados com reciclagem; e na beleza, com a promoção de variados cursos (manicure, design de sobrancelhas, depilação etc.) destinados as mulheres da comunidade.

Os estudantes senegaleses se interessaram pela temática, mas explicaram que em Dacar, os trabalhos humanitários ainda não conseguiram se organizar tanto no aspecto da economia solidária. Eles disseram que em Dacar, os projetos humanitários ainda se concentram em ações desenvolvidas por Organizações Não-Governamentais, como em atividades relacionadas à promoção da educação, por exemplo.

Ao fim da atividade, os participantes brasileiros e os universitários de Dacar trocaram contatos com o objetivo de manter o diálogo iniciado na atividade. Os africanos receberão, por correspondência, anéis de tucum, enviados pelas entidades do Brasil, como símbolo da luta social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário