segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CAJU no I Seminário Nacional de Economia Solidária

Fonte: Casa da Juventude - CAJU

Quero partilhar minhas impressões do I Seminário Nacional de Economia Solidária da Cultura que aconteceu em novembro de 2010, em Osasco - SP. A Alessandra me deu a missão de fazer a CAJU presente nesta atividade, e o mais interessante disso foi o fato da Secretara Nacional de Economia Solidária ter feito o convite, o que atesta a grande relevância do nosso trabalho nessa área. 

Este foi o primeiro Seminário Nacional que discutiu especificamente a Cultura no âmbito da ECOSOL, e contou com a participação de pessoas vindas de Empreendimentos Econômicos Solidários, Pontos de Cultura e demais projetos relacionados de todo o país. Éramos cerca de 300 pessoas. A Secretaria Nacional de ECOSOL e o Ministério do Trabalho, junto com a prefeitura de Osasco financiaram todo o evento. 

Foi um evento pensado com muito carinho pelas pessoas de Osasco. Fomos carinhosamente acolhidos... Penso que as pessoas que trabalham com ECOSOL propõem também que as pessoas se relacionem de uma outra maneira, mais próxima, mais afetiva. 

E claro! O evento contou com muitas apresentações artísticas! Com direito a show do Teatro Mágico, que é de Osasco! A dinâmica do seminário consistiu, no primeiro dia, em relatos de experiências de empreendimentos econômicos solidários que trabalham com cultura, como a Cooperativa Paulista de Teatro, que existe há 30 anos e o Coletivo Circuito Fora do Eixo. Depois dos relatos houveram debates. No dia seguinte nos dividimos em grupos de trabalho para discutirmos vários temas relacionados aos desafios da ECOSOL e da cultura, tais como financiamento, políticas públicas, etc. 

Duas coisas me impressionaram bastante: primeiramente a qualidade do evento, e o quanto Osasco é uma referência nacional em Economia Solidária; a outra: havia apenas um pequeno grupo de jovens no evento...de fato a Economia Solidária é algo vivenciado, debatido e realizado por adultos e idosos, o que só reforça a grande importância dessas oficinas aqui na CAJU. 

Mas, muito me impressionou o trabalho desenvolvido por jovens em São Carlos/SP, do Coletivo Circuito Fora do Eixo. Uma jovem de descendência japonesa, Carol, deu uma aula de economia, moeda solidária e vida em coletividade ao relatar a experiência desse coletivo. Trata-se de um coletivo que reúne vários outros coletivos que trabalham com cultura em todo o Brasil, de maneira solídária, realizando festivais, grandes e pequenos eventos, fazendo circular milhões de reais, em moeda solidária. 

A Carol me fascinou! Acho que porque me identifiquei muito com ela, por isso assim que ela desceu pra plateia fui correndo convidá-la pra vir participar das oficinas, para partilhar com outros jovens essa experiência maravilhosa, e encantá-los assim como eu me encantei. Ah! E ela também se fascinou com o projeto da Casa, e disse que topa vir! Se quiserem saber mais sobre esse coletivo, acessem: http://foradoeixo.org.br/

No encerramento do seminário, foi aprovado um documento que será apresentado à Presidência da República, solicitando a criação de um Ministério da Economia Solidária, e ao que tudo indica, isso realmente acontecerá nessa gestão... 

Enfim, esse seminário veio para reforçar que uma outra economia acontece também para quem quer viver de arte, de teatro, de música, de coco, não é? E acredito que nós podemos e devemos e acrescentar esse debate da ECOSOL da cultura às nossas conversas e ações por aqui.


  • Bruna Junqueira - Integrante do Conselho Geral da CAJU.



  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário