sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Carta da 2ª etapa da Oficina “Juventude e Economia Solidária”

Casa da Juentude Pe. Burnier
Oficinas: Juventude e Economia Solidária
4ª etapa - 12 a15/11/2010
Carta da 2ª etapa


Goiânia, 14 de novembro de 2010.



Olá!

Queremos contar para vocês o que estamos vivendo nesse segundo semestre de 2010. Nós e outros jovens de vários lugares do Brasil estamos vivendo uma experiência de aprendizagem sobre solidariedade e transformação. São as oficinas “Juventude e Economia Solidária” que estão acontecendo na Casa da Juventude Pe. Burnier. Foram quatro encontros, e no segundo encontro vivemos, conhecemos de conversamos sobre a gestão da produção solidária.
Pudemos conhecer a cooperativa Nutrivida, uma cooperativa que surgiu a partir da necessidade das mulheres do Jd. Dom Fernando, em Goiânia/GO, de fornecerem a seus filhos uma alimentação mais saudável aliada à necessidade de crescerem pessoal e profissionalmente. Ouvimos os relatos do cotidiano daquelas mulheres trabalhadoras e as suas dificuldades para atenderem às exigências da legislação cooperativista. Mas também ouvimos depoimentos emocionantes sobre a transformação que a cooperativa causou em suas vidas, tornando-as autônomas, emancipadas. Durante a tarde e o restante do fim de semana conversamos com o Deusdete, do Fórum Goiano de Economia Solidária, sobre moedas e bancos sociais que visam uma economia justa, fora da lógica capitalista do lucro.
A segunda etapa nos motivou a conhecer melhor a Economia Solidária e nos mostrou que uma outra economia é possível e acontece.
Por isso, convidamos vocês, jovens, para se juntarem a nós nessa ação de transformação que se inicia com o nosso compromisso consciente com a vida. Queremos que a Economia Solidária guie nossas vidas para construirmos no nosso dia-a-dia outras formas de produzir e consumir.
                                                                             
                 Um abraço!

                Jovens participantes da Oficina “Juventude e Economia Solidária”

Nenhum comentário:

Postar um comentário